Busca
ENQUETE Você acha que a transmissão de radio deve ser cobrada pelo cruzeiro?
  • Sim
  • Não
  • Somente para Radio Itatiaia




21 01 08
Pré-temporada, qual exemplo a seguir?

Pré-temporada, qual exemplo seguir?

Por: Bruno Vicintin
Revisado por: Bruno Silveira

Esta é a minha primeira coluna para o site radar celeste, ela pode ser lida tb no link:

http://www.radarceleste.com/colunabruno.html

Bem primeiro gostaria de agradecer a equipe do Radar Celeste sobre o espaço, sempre é bom conversar sobre nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Depois de pensar muito sobre o que escrever na minha primeira coluna para o site, decidi que como estamos no inicio de ano nada melhor que falar sobre pré-temporada.

Em quase todos os esportes profissionais hoje a pré-temporada é provavelmente a parte mais importante do ano, no futebol americano às vezes um jogador se recusa a participar enquanto renegocia seu contrato. Esta prática é relativamente comum e é denominada de "holdover", porém o que assusta é que estatisticamente quando um atleta não participa da pré-temporada as chances de uma contusão são muito maiores. Um atleta hoje mais do que nunca tem que se comportar como um atleta, esta é sem dúvida uma grande vantagem competitiva sobre seus concorrentes que não estejam preparados.

Uma vez conversando com o presidente Alvimar Perrela ele disse que era impressionante como nenhum técnico que passe hoje pelo Cruzeiro queira fazer a pré-temporada fora da Toca 2. Ora isto é mais do que compreensível afinal nosso CT é um dos mais modernos do Brasil e lá se tem toda a estrutura que se necessita em um inicio de preparo. A questão que levanto é ate onde fazer a pré-temporada na Toca 2 é melhor para o Cruzeiro Esporte Clube?

Acho que para analisar aonde vamos fazer uma pré-temporada precisamos analisar os seguintes pontos, estrutura do local, marketing do clube, custo. Para exemplificar vou colocar como as pré-temporadas são feitas em outros Países e em outros esportes para que possamos discutir quais as melhores opções

No beisebol americano todas as franquias se dirigem para cidades menores com a clara intenção de isolar os atletas e de aumentar por outras partes do país sua base de torcedores. Isto fica claro quando um time de Chicago faz a sua pré-temporada no Arizona aproveitando o clima quente e o mercado onde não existem outras franquias.

No Futebol americano as equipes se hospedam no campus de universidades em outras cidades, a intenção também é aumentar a base de torcedores e aproveitar a estrutura já existente nas faculdades como hospitais, dentistas, fisioterapeutas. As faculdades inclusive pagam para que os clubes façam a pré-temporada lá e para que seus alunos aproveitem a experiência. Os treinos são abertos ao publico e existe após os treinos tardes de autógrafos para crianças.

Na NBA já é diferente, existe uma liga de verão para os atletas que são menos usados serem melhor observados. Mais ou menos como os antigos campeonatos de aspirantes, as pré-temporadas são feitas na maioria das vezes na estrutura da franquia já que existe uma penalidade por entrar no mercado de outra franquia.

No futebol Europeu hoje o mais comum são os clubes excursionarem para a Ásia fazendo amistosos, assim o clube fatura. Esta estratégia já era usada na época do Felício e Carmine e foi tentada pela liga de beisebol americana, nos EUA chegaram ate a fazer a inauguração da temporada no Japão, porém ficou provado que não valia a pena já que os atletas sentiam demais o fuso horário da viagem e demoravam demais a voltar às condições físicas ideais. Não podemos esquecer que a Europa esta muito mais perto da Ásia que nos e os EUA de lá!

A minha opinião é simples, devemos seguir o exemplo do futebol americano, tentar parceria com alguma das varias grandes faculdades pelo Brasil. De preferência em uma cidade onde não tenha nenhum clube forte para que alem da pré-temporada bem feita e de conseguirmos aumentar o faturamento do clube ainda aumentaríamos nossa base de torcedores.

E para você? Nossa maneira de fazer a pré-temporada esta certa? Qual a sua opinião? Espero responder aos leitores. (BV)

(13) Comentários > Comentar